segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


Porque é que o nosso comportamento/atitude varia ? Não somos os mesmos no trabalho e em casa?
Segundo um psicólogo, isto verifica-se frequentemente, nós não temos o mesmo comportamento na nossa vida profissional e na intimidade do nosso lar. Isto acontece porque na empresa onde trabalhamos, desempenhamos um papel. As partes da nossa personalidade que se exprimem no trabalho não são as mesmas que as que se exprimem em casa.
Todos funcionamos mais ou menos da mesma forma. O problema é quando certas pessoas encarnam a personagem do trabalho na sua vida íntima. A essência da pessoa deixa de existir. Grave mesmo é quando a pessoa pensa que apenas existe graças ao seu trabalho. Nós não somos aquilo que fazemos. Um médico não nasce médico. Por isso, para mim o que nos define não é a nossa profissão, é aquilo que somos fora dela. E, pelos vistos, há pessoas que deixam de existir se separarem a sua essência, aquilo que são na sua vida íntima, da sua vida profissional. Gravíssimo mesmo, é quando as pessoas se apresentarem dizendo qual a sua profissão, o que acho ridículo. Pessoas essas que escolhem os seus amigos de acordo com a profissão e não com a personalidade, que por mais generosa, simpática, sincera e honesta seja, se for empregada doméstica ou motorista de táxi, whatever…não merece ser amiga porque tem uma profissão que por muitos é considerada inferior…hoje em dia seria de esperar uma mudança de comportamento, mas a geração dos 30 é a que mais gosta de colocar uma barreira entre aqueles que têm diploma e aqueles que não têm, o que é triste, muito triste…
Eu considero que todos desempenhamos um papel importante na sociedade, precisamos uns dos outros, tanto digo bom dia ao director de uma empresa como o digo à senhora que faz a limpeza, porque os respeito ambos pelo que são e não pelo que fazem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!