quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Poire Belle Hélène - A receita.



Como me pediram a receita, aqui vai ela.

Por norma é 1 pera por pessoa, ser guloso, ok, mas nada de se alambazarem. Não quero que fiquem badochas.
Em princípio, esta receita pode ser feita com todo o tipo de pera, Eu fiz com pera Louise Bonne, mas a pera Rocha dá perfeitamente e fica muito gostoso.
Preparar uma calda com água (mineral, porque a da torneira tem um gostinho especial, pelo menos aqui para os lados da capital é assim), açucar, frutose ou geleia de agave, vários pauzinhos de canela, anis estrelado, grãos de pimenta preta, branca e rosa, uma vagem de baunilha Bourbon, mel de alfazema ou de trevo, tanto faz. Se quiserem, podem colocar umas colheres de Bourbon ou Rhum.
Colocar em lume brando e mergulhar as peras descascadas na calda. Deixar em lume brando até as peras ficarem bem cozidas. Atenção para não cozerem em demasia. Se isso acontecer, começam a desfazer-se e não dá para fazer mais nada.
Enquanto as peras estão ao lume, preparar um recipiente em vidro e colocar chocolate aos pedaços (pode ser preto, de leite ou branco), e derreter em banho maria. Quando o chocolate estiver todo derretido e bem brilhante, deitar um pouco de creme de aveia, apenas para o chocolate não ficar tão rico. Como diria o palhaço do PM, temos de empobrecer o chocolate.
Retirar as peras da calda e colocar em recipientes individuais, verter o chocolate quente por cima. Para os verdadeiramente gulosos, podem também servir a pera com chocolate acompanhada por uma bola de gelado de baunilha e uma fatia de Pain d'épices (uma espécie de pão doce com muitas especiarias). O contraste entre o quente e o frio é muito interessante.
Bon appétit!! :)

1 comentário:

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!