segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Chef en cuisine # 11

 
Mais um fim de semana que passou, entre sol e chuva, entre aquela vontade de ficar em casa e vontade de sair para passear na praia, desejos de ficar no quentinho a ler um livro ou de ir à quinta mais próxima para comprar flores e plantas para a casa e para o jardim e assim tentar apressar a chegada da Primavera que teima em não aparecer.
Enquanto uns diziam que queriam ficar em casa, e outros davam a entender que queriam dar um passeio junto ao mar, mesmo com chuva, eu fugi para a cozinha em pezinhos de lã e preparei o chá das 5, aquele que a Duquesa de Bedford teve a delicadeza de inventar nos finais do século XVIII. E depois de uma dança de colheres de pau, de farinha a voar e de açucar a derreter, começaram a pairar pela casa odores deliciosos que conciliaram vontades e deram origem a um consenso geral, ficar em casa junto à lareira e saborear um chá com uma fatia de cake à inglesa acompanhado da sua compota de maçã e caramelo.
 
Cake de amêndoas e compota de maçã e caramelo
Tempo de preparação - 20 Min
Tempo de forno - 55 min
 
Ingredientes
* 4 claras de ovo | 40g de amêndoas moídas | 125g de amêndoas em pó | 80g de farinha | 1 colher de café de fermento em pó | 100g de açucar | 115g de manteiga | 1 colher de sopa de Cognac | 1 colher de sopa de açucar em pó | 1 pitada de sal.
 
Para as maçãs com caramelo
*  5 maçãs | 40g de manteiga |5 cl de Cognac | 6 colheres de sopa de mel líquido | 1 colher de café de canela
 

 
Modo de preparação
Untar a forma com manteiga. Polvilhar o fundo da forma com 2 colheres de sopa de açucar. Derreter a manteiga. Colocar o forno nos 180º.
Misturar as amêndoas em pó, a farinha e o fermento. Bater as claras em castelo [a tortura mental que eu tenho de fazer cada vez que quero lembrar-me deste termo...pfff, estou esgotada ;), em fracês é qualquer coisa do tipo, "monter les blancs en neige", o que literalmente significa, fazer subir ou transformar as claras em neve. Estão a ver o meu trauma para me lembrar do termo em português, certo?] com a pitada de sal.
Numa tigela grande, misturar a manteiga derretida com o açucar. Adicionar aos poucos  e alternadamente as claras em castelo, [uff, consegui:)], e a mistura de amêndoas, de farinha e de fermento. Juntar o Cognac. Deitar a massa na forma. Atirar as amêndoas moídas no topo e colocar no forno reduzindo a temperatura para os 150º. Cozer durante cerca de 50 min. Deixar arrefecer durante 5 minutos antes de retirar da forma.
Descascar e limpar as maçãs e cortá-las em fatias. Colocar as maçãs numa frigideira com manteiga e retire-as assim que estiverem douradas. Na frigideira onde ficou a manteiga, colocar o mel, o Cognac e a canela. Mexer e deixar uns instantes ao lume. Deitar este caramelo em cima das maçãs. Servir quente com uma fatia de cake e uma bola de gelado de baunilha.
 
Nota : Para as maçãs, escolher reinettes ou golden, mais adequadas para este tipo de receita.
 










 
Bon appétit!

14 comentários:

  1. Tu tens um talento natural para a cozinha... sempre que venho aqui começo a babar!!!

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, obrigada pelo elogio! Até porque comecei com estas minhas experiências culinárias há bem pouco tempo, e ao que parece, não me tenho dado nada mal :)

      Eliminar
  2. Também fiquei a babar com estas fotografias! Muito bom :))

    ResponderEliminar
  3. Se me pusessem esse bolinho à frente, também não me ia apetecer sair de casa... Pelo menos até o ter comido todo :)

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Grande chefe de pastelaria!
    Achei muito original essa combinação de bolo com compota e gelado!
    Cada vez mais surpreendente e ninguém diria que és uma iniciante.
    Há um blog francês que subscrevo, com excelentes sugestões. Acho que se chama amusesbouches. Se não encontrares, dar-te-ei o nome rigorosamente correcto.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nina :)
      Vou procurar esse blog, se não encontrar, depois digo-te.

      Eliminar
  5. Hoje foste uma simpatia, o teu comentário fez-me sorrir, obrigada por isso! :) És uma querida.
    E este bolinho lindo, quero provar com esse caramelo e maçãs, que tentação. Gosto da crosta linda da amêndoa.
    E podes dizer claras em neve também, será bem mais fácil :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, claras em neve existe?? Então sim, será bem mais fácil ;)
      Não tem de quê, só digo verdades :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. J'adore le bol ! (Je collectionne les bols à côtes anciens)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C'est un mini bol. Moi aussi, j'adore les bols en general, surtout les anciens :)

      Eliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!