segunda-feira, 20 de maio de 2013

Chef en cuisine # 34 - Tarte de ruibarbo e morangos

 
Os gostos mudam. Em criança não era muito apreciadora de ruibarbo, talvez por ser um pouco ácido de mais e também porque, a minha avó materna (que vive em França), tem num canto do seu jardim, um imponente ruibarbo, com folhas enormes, debaixo das quais eu me escondia do sol, e sempre que o fazia, me diziam em coro, a avó, a mãe a as tias... "attention! ne touche pas les feuilles!", então eu tinha todo o cuidado do mundo para não tocar nas folhas, por serem extremamente tóxicas, e fazia-me confusão, como é que alguém podia fazer uma tarte de ruibarbo sabendo que as folhas eram tóxicas! Depois, tendo o conhecimento que somente as folhas deviam ser evitadas, comecei a apreciar o tom acidulado desta planta com folhas gigantes.
 

 
Tarte de ruibarbo e morangos
Massa:
*200g de farinha
* 2 colheres de sopa de azeite (mas também se pode utilizar manteiga)
* água
Preparação:
* Colocar a farinha numa taça e adicionar o azeite ou a manteiga até a farinha ficar com a consistência de migalhas.
* Adicionar água e malaxar com as mãos até ficar numa massa compacta e sem colar nos dedos.
* Colocar de lado enquanto se faz o preparado de ruibarbo e morangos.
 
Para o recheio:
* Caules de ruibarbo
* 1 caixa de morangos (250gr)
* Açúcar mascavado a gosto
* Geleia de agave
 
Preparação:
* Lavar o ruibarbo e cortá-lo em pedaços pequenos. Colocar num tacho ao lume juntamente com o açúcar, ir mexendo até ficar em compota. Retirar do lume e deixar de parte.
* Lavar os morangos e retirar a "peruca", cortá-los ás rodelas.
* Esticar a massa sobre uma base enfarinhada e colocar a massa numa forma. Colocar a compota de ruibarbo sobre a massa.
* Colocar os morangos sobre a compota de ruibarbo e deitar 2 colheres de sopa de geleia de agave sobre os morangos.
* Com a massa que sobra em toda a volta, dobrá-la sobre os morangos, polvilhar um pouco de açúcar mascavado e colocar no forno a 180ºc durante 20 minutos.
 ::::::::::
***
 ***
 ***
 ***
 ***
 ***
::::::::::
Bon appétit!

32 comentários:

  1. Ruibarbo! Ora aí está uma planta fotogénica, muito presente na gastronomia alemã e muito mal conhecida por cá!
    As fotos, belíssimas. Cada vez melhores.
    Boa semana, flor!

    ResponderEliminar
  2. I´m in love with this pie :)
    Nunca experimentei ruibarbo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mistura do ruibarbo com os morangos é perfeita, tens de experimentar:)
      Mas é verdade que ruibarbo não se encontra com muita facilidade.

      Eliminar
  3. Gostei tanto da tua tarte, quem me dera estar mais perto para poder saborear uma fatia <3

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto :) Nunca comi ruibarbo, acho eu!
    Bj S

    ResponderEliminar
  5. Adoro frutos vermelhos e é o que essa tarte me faz lembrar =) Deve ser óptima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor por lá andava, a acidez do ruibarbo é muito parecida com a acidez da groselha vermelha :)

      Eliminar


  6. Nunca tinha ouvido falar dessa planta…. Mas que a tarte têm um aspecto delicioso isso têm! Ai que maravilha!
    Tu tens muito jeito para a culinária, e para a fotografia! Esta tudo lindo!

    Um beijinho***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é uma planta que não é muito utilizada aqui em Portugal, nem nos países ditos latinos, na Venezuela também não deve ser muito usual encontrar esta planta, mas em frança, Inglaterra e Alemanha é muito utilizado e apreciado :)
      Obrigada :)
      Beijinho

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Espero quer tenha sido à hora do chá, para poderes compensar com uns biscoitinhos :)

      Eliminar
  8. Nunca fiz nada com ruibarbo! E depois de ver várias vezes o Jamie Oliver a utilizar fiquei com curiosidade... Mas como é um vegetal que normalmente não encontro, fui esquecendo. Por acaso a semana passada vi no Continente! E cá está uma boa receita para experimentar ;)

    Já fiz as alcachofras... Se calhar publico hoje.. Também ficaram muito boas :)

    http://r-derita.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima já podes comprar ruibarbo e fazer, para provares :)
      Ah, então fico à espera para ver a tua receita de alcachofras! :)

      Eliminar
  9. Nunca Experimentei ruibarbo... tenho uma enorme curiosidade... la fotogenico é msmo... que maravilha!!

    E a tarte ohhhh minha linda Doyle,,, adorei!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida :)
      As flores da foto não são ruibarbo, são "oeillets de poète", o que literalmente significa, cravos de poeta. O ruibarbo é uma planta com umas folhas enormes e tem caule avermelhado, e as flores são esbranquiçadas ou amarelo claro, e pode chegar a atingir 1 metro ou mais de altura. Mas quando tiver oportunidade de fotografar o ruibarbo no jardim da minha avó, eu mostro. Acho até que tenho umas fotos do ruibarbo, mas tenho de procurar.
      Obrigada, és uma querida :)
      Beijos

      Eliminar
  10. Nunca fiz nada com ruibarbo, em parte porque os meus cozinhados são muito básicos... Mas também porque tenho a ideia de que não é muito comum encontrar por cá. Talvez mesmo em mercados... Porque no super acho que nunca vi... Mas a tarte tem um aspecto fantástico!!!

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu não sou de fazer uma cozinha muito elaborada! Também gosto de manter a coisa simples. Mas é verdade que o ruibarbo não se encontra muito facilmente. Já vi no Continente, mas como só gosto de comprar produtos bio, fico sempre à espera que haja no meu supermercado biológico de eleição, caso contrário não compro. Por acaso, no mercado bio de Cascais, ainda não vi ruibarbo, mas pode ser que apareça.

      Eliminar
  11. Gostei imenso dessa tarte, aspeto fantástico. Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Lol - Então para que proves qualquer coisa nova, tem de ser sempre de surpresa! :)
    Sim, é verdade que não se vê muito ruibarbo nos supermercados, por vezes há no Continente, mas como eu só compro produtos biológicos, compro no Brio, mas não encontro sempre.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  13. Bonjour ma chère, eu bem tentei ontem subscrever-me como tua seguidora mas não consegui, dava erro. Agora sim e vou-te acompanhar. Bisous et bonne journée,

    ResponderEliminar
  14. Ficou tão linda!!
    O meu ruibarbo este ano cresceu pouco, mas uma amiga inglesa ofereceu-me uns belos caules, também adoro juntar com morango.
    Fiz uma tarte de maçã e ruibarbo no ano passado e uma compota com morango. Primeiramente também estranhei o sabor, mas se for bem combinado, gosto. Vamos lá ver o que sai desta vez!
    A tua tarte ficou fabulosa! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Também gosto do duo ruibarbo/maçã, e adoro compota de ruibarbo com morango ou com framboesa.
      Eu não plantei ruibarbo no meu jardim, porque sempre tive cães e gatos que gostam de mordiscar tudo o que tenha folhas, por isso tenho sempre de ter em atenção o que cultivo.
      Fico à espera para ver o que vais inventar este ano com o teu ruibarbo. Vai ficar óptimo de certeza ;)
      Beijo Ginja :)

      Eliminar
  15. Hummmm que bom aspecto, fiquei com água na boca :) Devia estar divinal.

    Beijinhos*
    http://vermelho-ou-rosa-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. J'adore l'association rhubarbe-fraise (délicieux aussi en confitures !)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tout à fait, J'adore la confiture fraise/rhubarbe, c'est délicieux :)

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Ver seu blog próximo à hora do almoço só aumenta minha fome!!! Abraços...

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!