segunda-feira, 23 de junho de 2014

Chef en cuisine # 62 Pérolas do Japão com mirtilios

Este tempo incerto,(anda aqui uma nuvem monstruosa bem cinzentinha e que teima em ficar) que nos deixa na dúvida se estamos no verão ou ainda no inverno, fez-me pensar em algumas receitas com pérolas do Japão ou tapioca (aqui). É versátil, suave e retro, o que dá às sobremesas um certo encanto. E o Lucas, do alto dos seus 5 meses, já provou uma receita que lhe fiz com tapioca e leite de amêndoas e gostou bastante.

Ingredientes :
* 60cl de leite de amêndoas * 45gr de pérolas do Japão * 40gr de açúcar mascavado * 1 pau de citronela * 1 vagem de baunilha * 250gr de mirtilios.

Preparação :
*Colocar o leite de amêndoas numa caçarola. Acrescentar o açúcar, a citronela e a baunilha aberta em dois no sentido do comprimento.
* Deixar ao lume até ferver. Retirar a citronela e a baunilha, tendo o cuidado de raspar a vagem para recuperar os grãos de baunilha e para que estes fiquem bem misturados com o leite.
* Colocar novamente ao lume e deitar as pérolas do Japão no leite. Deixar em lume brando durante 10 minutos mexendo de quando em vez. Quando as pérolas estiverem cozidas, retirar do lume e deixar arrefecer.
* Lavar os mirtilios. Dividir as pérolas do Japão em tigelas, adicionar os mirtilios no topo e saborear ainda morno.

NOTA : A tapioca (ou pérolas do Japão) é adquirida a partir da mandioca. É uma semola muito digesta e sem gluten. Muito suave, a tapioca combina muito bem com fruta um pouco ácida (frutos vermelhos, kiwis) e também com o picante (gengibre, pimenta).



















Bon appétit!


13 comentários:

  1. Aqui está mais uma das tuas receitas deliciosa!! Mas ainda que assim não fosse, só o facto de a apresentação das mesmas ser irrepreensível já fez valer passar por aqui!! Lindo! Uma boa semana para ti e para o pequenino! Beijinho,manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela. Boa semana para ti também e beijinhos :)

      Eliminar
  2. Ui, que isso me parece tãoooooo bem :D. Adoro mirtilhos!

    ResponderEliminar
  3. Imaginativa e criativa, sempre!
    As fotos? Merecendo publicação em revista de culinária/decoração.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de comer um desses copinhos!
    Ainda mais com os mirtilos lindos e deliciosos :)
    Que bom que o Lucas gosta, é um menino de bom gosto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Lucas gosta de tudo o que tem provado até agora. E gosta muito de manga e de papaia. Estou desejosa que ele possa provar framboesas e outras frutas deliciosas :)
      Beijos

      Eliminar
  5. Bem, isso deixou-me com água na boca. Não sobrou um bocadinho para mim? ;)
    O Lucas deve ser um amor. :)

    Beijocas *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      O Lucas é muito fofinho, super simpático e bem disposto, está sempre a sorrir, e já dá umas gargalhadas que derretem qualquer um ;)

      Eliminar
  6. Isto parece-me tão bem Doyle!!! Adoro tapioca, adoro leite de amêndoa e adoro frutos vermelhos, vou mesmo experimentar! Fotos maravilhosas como sempre :)
    Bj S

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!