quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chef en cuisine # 64 - Biscoitos de quinoa-amêndoas

Em boa preguiçosa que sou (aqui), e que deixou de o ser por uns breves momentos, e depois de finalmente ter dado sumiço a toda a roupa de inverno e de verão também :S, e quando digo sumiço, foi mesmo sumiço. Coloquei de lado as minhas peças preferidas desde sempre, o mesmo com botas, sapatos e sandálias,ou seja, basicamente guardei as peças que comprei no verão de 2013 e alguns clássicos que me acompanham de há uns anos para cá. E tudo aquilo que não foi vestido nos últimos 12 meses, foi delicadamente guardado à espera por uma nova vida...(mentira, peguei no tralhedo todo, coloquei tudo em sacos do lixo gigantes e caixas e estão no fundo de uma garagem, ainda estou oscilante entre dar tudo ou vender, a ver vamos). Eu sei que deitar fora roupa que não vesti nos últimos 12 meses é uma decisão um pouco radical, tendo em conta que o Lucas tem 6 meses (faz 6 meses amanhã) e que antes disso eu estava grávida, mas não comprei uma única peça de roupa para barrigudas e não deixei nunca de vestir a minha roupa normal. Com um pouco de jeito, consegui sempre encaixar o barrigão na roupa, com túnicas,vestidos e muita imaginação, fazem-se milagres. Mas enfim, é a  vida! Cansei!! Quero coisas novas!!! Agora tenho o dressing que até dá gosto ver, e tem muito espaço livre para receber "coisinhas" novas :D
O marido, claro, nem deu por nada, e de repente só me ouve a lamentar pela casa a dizer: 

EU : "que horror!!! NÃO TENHO NADA PARA VESTIR!!!"
MARIDO : És mesmo exagerada!
EU : Ai sou?, Então vem aqui espreitar!
MARIDO (a olhar para o meu dressing mas com olhos de quem não está a acreditar naquilo que vê, tipo como os pastorinhos a olhar para a aparição da Nossa Senhora de Fátima) : Mas como é que isto é possível? Não tens quase nada aí dentro!!
EU : Ah, afinal não estou a exagerar!
MARIDO : Não estás não. Tens de ir às compras princesa.

ET VOILÁ!! Foi o marido que mandou! Eu não pedi nada a ninguém... ;)(Isto se ele mandasse alguma coisa, pobre criatura. Ainda está para nascer a pessoa que mande em mim. Vai daí já nasceu, e é meu filho ;p). 

Nota: Eu sei que sou um pouco bruta, mas sou boa pessoa, acreditem :D

Mas isto tudo para quê? Para explicar que depois do esforço, o reconforto e vai daí fiz estes biscoitos que ficam óptimos com café. Quem já provou quinoa sabe que tem um sabor bem característico, mas eu adooooooro.
Aqui fica a receita:

Ingredientes :

*125 gr de quinoa *50 gr de farinha *50 gr de amêndoas em pó *50 gr de manteiga *50 gr de amêndoas trituradas *1 ovo *1 pacote de açucar baunilhado *sal

Preparação :

*Cozer a quinoa numa caçarola com água a ferver e salgada durante 10 minutos.
*Retirar do lume e escorrer a água
*Colocar a quinoa numa tigela e adicionar as amêndoas em pó, a farinha, a manteiga, a metade das amêndoas trituradas, o ovo levemente batido e o açúcar baunilhado. Misturar tudo e colocar no frigorífico durante 30 minutos.
*Pré aquecer o forno nos 180º.Utilizar uma colher de sopa para retirar a massa e colocá-la num tabuleiro forrado com papel vegetal deixando espaço entre cada monte de massa. Espalmar cada monte com as costas da colher de sopa e polvilhe as amêndoas trituradas no topo de cada bolacha. Colocar no forno durante 10 minutos.

Nota: Para quem não gosta muito do sabor característico da quinoa, a dica é lavar a quinoa antes de a cozer numa caçarola com leite.
Claro que é preferível fazer esta receita com quinoa bio. Estes biscoitos são deliciosos e bons para a saúde.














19 comentários:

  1. Eu também me tenho livrado de coisas que não muito, mas só o faço porque não tenho espaço nenhum para a quantidade de coisas que tenho :P. Caso tivesse, ia acumular um monte de peças, achando que ainda lhes iria dar uso, lololol.
    Quanto aos biscoitos... estão com um ar apetitoso como sempre :D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensava assim, que ia dar uso às peças. Mas depois o tempo passou e percebi que não estava a usar nenhuma das peças que guardava com tanto carinho. E cansei de as ver ali penduradas sem nunca as vestir. E por mais voltas que desse, não conseguia imaginar nenhum look com elas. Por isso, fora!! Senti necessidade de arejar. E confesso, que a parte mais gira, é que agora vou poder adquirir novidades fresquinhas ;)

      Eliminar
  2. O que eu me ri com a conversa entre vocês os dois. Estou mesmo a ver o mesmo cá por casa ahahah :D
    Sobre os biscoitos, tenho aqui quinoa e sem saber muito bem o que fazer com isto, por isso, parece-me bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito destes biscoitos. Experimenta, são muito bons :)

      Eliminar
  3. Olá Doyle!

    Eu cá axo que fizeste muito bem, eu sou adepta de que nao vale a pena guardarmos aquilo que nao vestimos. Eu de vez em quando dou com cada limpeza ao meu closet, ainda na semana passada fi-lo na bijuteria e afins. E claro, se depois podermos ir comprar umas pecinhas novas, melhor ainda!!!

    Olha falando na tua receita, muito obrigada por a partilhares. Parace .me muito bem. As fotografias estão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ahaha já me ri! estava a ver-me fazer o mesmo aqui em casa :)) vou experimentar as bolachinhas, depois passo com o veredicto! beijinho

    ResponderEliminar
  5. O que eu me ri, muito fixe!
    Ele a pensar que estavas a exagerar mas afinal estava mesmo vazio :)
    Dás o que já não queres! Eu faço sempre uma escolha de ano a ano, há sempre peças que deixamos de usar.
    E eu adoro quinoa, por isso sabes que ia adorar essas bolachinhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      O melhor mesmo é pensar antes de comprar e dar prioridade à qualidade e não à quantidade, assim tenho a certeza de ter só peças preferidas no roupeiro :)
      Vais adorar estas bolachas.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Bom fim de semana, com roupinha nova, comidinha boa e muitos beijinhos. Parabéns aos 6 meses do príncipe!
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. hahaha!! Adorei a tua introdução acho que somos parecidas ;) Quanto aos biscoitos que ideia fantástica com quinoa, e as fotos sempre lindas!
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. de vez em quando também tenho uns acessos de lucidez, e lá vai uma carrada de coisas que já não uso há séculos , porta fora! Mas, confesso, é raro! devia dar-me com mais frequência :)
    Os biscoitos estão lindos e devem ser uma delicia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que tenho de fazer, ir lúcida às compras e não ceder a tentações por peças que eu sei à partida que vou vestir uma ou duas vezes.
      As bolachas são muito boas :)
      Beijos

      Eliminar
  9. Já tinha saudades de vir espreitar as tuas receitas fantásticas... Obrigada pela mensagem. Já vi que o Lucas está enorme e super fofo :) Parabéns por essa doçura.
    Um beijinho

    R de Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita <3
      E eu já tenho saudades das tuas fotos de outfits e da tua boa disposição. Volta depressa :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. eh eh espero que já tenhas comprado tudo! Uma oportunidade dessas não se desperdiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo, tudo, ainda não, que eu agora ando muito selecta. Mas depois das tuas sugestões com as novas colecção, acho que vou deixar de ter espaço novamente ;)

      Eliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!