segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Chef en cuisine # 82 - Pesto de amêndoas / Pesto aux amandes.



Dizem que é carnaval... :S. Se há coisa que não gosto, é do carnaval. Mesmo com um puto em casa, não consigo. 
Não, não vou mascarar o Lucas. Não, penso que não vai ficar traumatizado por isso. E não, não tenho pena de ser assim. Também não gosto de palhaços, mas isso é outro par de mangas ;)
Mas se há coisa da qual não me canso, é de um bom prato de pasta,e se for servido com um simples mas delicioso pesto, então meus amigos, fica perfeito.



Ingredientes/Ingrédients

*60 gr de amêndoas/d'amandes.

*1 dente de alho grande ou 2 pequenos / 1 grosse gousse d’ail ou 2 gousses d’ail moyennes.
*80 gr de folhas de basílico / de feuilles de basilic.
*Meia colher de chá de sal / ½ c. à thé de sel.
*100 gr de parmesão / de parmesan râpé.
*120 ml de azeite / d’huile d’olive
*sumo de 1 limão / Jus de 1 citron.


*Faire griller un peu les amandes dans une poêle pour en faire ressortir la saveur, garder au froid;

PT * Dourar as amêndoas numa frigideira a seco para enaltecer o sabor. Deixar arrefecer.

*Lorsqu’elles ont refroidi, mettez-les avec l’ail et le basilic dans le blender et mixer le tout;

PT* Quando as amêndoas estiverem frias, colocar no robot juntamente com o alho e o basílico e triturar tudo.

*Ajouter le parmesan, le sel, la moitié du jus de citron et un peu d’huile, mixer;

PT* Adicionar o parmesão, o sal, o sumo de metade de um limão e um pouco de azeite e mixar;

*Continuer d’ajouter l’huile de manière continue, jusqu’à l’obtention d’une belle émulsion;

PT* Ir vertendo o azeite de forma contínua para obtenção de uma boa emulsão;

*Goûter et ajuster si besoin avec le jus de citron et le sel.

PT* Provar e se necessário acrescentar sumo de limão e sal;

*Déguster avec un bon plat de pâtes "al dente", du riz ou une salade de pommes de terre.

PT* Saborear com um bom prato de pasta "al dente", arroz branco ou numa salada de batata.












Bon appétit!!

28 comentários:

  1. Nota máxima para estas fotos!
    Também não acho a menor graça ao carnaval. O meu filho mais novo nunca quis, nem quer mascarar-se, facto que sempre respeitei, ainda que sempre contra a vontade dos respectivos educadores e professores:) Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuela <3
      Quando uma criança não quer algo, tem de ser respeitada. Não é porque a maioria faz, que tem de agradar a todos. Por vezes os educadores e professores têm falta de tacto e de bom senso :S
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. LINDAS FOTOS TIENE QUE ESTAR RIQUISIMO!!!
    CUANDO FUI CHICA ME GUSTO EL CARNAVAL...AHORA NADA ACA HACE FRIO Y NO LLAMA SALIR A MORIR DE FRIO.
    NI DESFILE NI NADA!!!
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  3. Neste computador novo as tuas fotos ganham o realce que merece e provam ser extraordinárias seja qualfor a receita que sugiras.
    Odeio o carnaval. ODEIO!
    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, pelos vistos há mais pessoas a não gostar do carnaval. Já não me sinto tão só ;)
      Beijos Nina

      Eliminar
  4. Que fotografias tão bonitas!!
    Uhmm esta receita também me agrada, obrigada por a partilhares!!
    Beijinho enorme e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que por estes lados temos muito jeito para a cozinha! As fotos tem um ar delicioso. Bisous!

    ResponderEliminar
  6. Uau que fotos mais lindas :)
    Uma vez fiz pesto e não prestou para nada ,um dinheirão para o lixo ,desde esses dia pesto é comprado .
    Mas tu és mesmo uma chef o teu tem cara de que ficou bom
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive uns acidentes em termos de pesto. E quando é com pinhões, é mesmo um prejuízo :S
      Mas este ficou nota 10! ;)
      Beijos

      Eliminar
  7. Que aspeto maravilhoso!

    Beijinho Grande fofinha*

    ResponderEliminar
  8. Também nunca gostei do Carnaval. E o meu namorado também não gosta. Às vezes penso que os nosso filhos vão ser crianças tristes nesta altura do ano, porque nenhum dos pais os vais apoiar nesta treta toda das máscaras. Mas depois lembro-me que em criança a minha mãe me "obrigava" a mascarar e que ao fim de uma hora lá ia eu tirar o fato e ficar à vontade. Nunca me senti excluída, na verdade e também não deixei de brincar com os meus amigos por causa disso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em criança também não gostava de carnaval e nunca me mascarava e também não deixei de ter amigos por isso ;)
      Enquanto o Lucas é pequeno não o vou mascarar, ao crescer se ele quiser festejar o carnaval, é lá com ele. Cada um é feliz à sua maneira, certo?

      Eliminar
  9. Não imaginas o que adoro pesto!! Nunca experimentei fazer mas deve ficar mesmo muito bom feito assim em casa e com amêndoas! Adorei as fotos :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  10. Annabelle, não podia deixar de voltar aqui, apesar de já ter comentado este post.
    É que quero agradecer, agradecer muito, o teu carinho.
    Vindo de quem vem, pessoinha linda que considero muito, bateu fundo, quase me comoveu.
    Obrigada, princesa.
    Parece fora de moda e até entendo porquê - as mulheres não podem depender economicamente de ninguém( eu não dependo, sou absolutamente, economicamente, independente e dona do meu nariz - mas não há nada melhor neste mundo e nesta vida, do que acompanhar a educação e crescimento dos filhos que decidimos ter, não delegando esse papel em quem quer que seja.
    Quando deixei de trabalhar, fi-lo com um enorme sentimento de alívio e sem a mais leve hesitação.
    Que não sou nem quero ser dona de casa perfeita, não sou. Tenho uma empregada a quem muito estimo e respeito e posso pagar para, se me apetecer, não fazer nada. Por isso, o que faço, é com enorme prazer.
    Sei que entendes o meu ponto de vista.
    Bom ter-te encontrado.
    Beijinhos, muitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te perfeitamente Nina.
      E obrigada pela tua gentileza.
      Beijinho grande

      Eliminar
  11. Hum... as tuas receitas de pasta!... Fico com água na boca só de pensar! ;)

    Eu gosto do Carnaval (mas já gostei mais, confesso!). Os miudos não ficam traumatizados por não se mascararem! Ficam traumatizados é com falta de amor e dedicação! :) E isso não falta ao Lucas! <3

    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  12. I love this!!!!!
    Fantastic!
    All my best
    Elisabeth

    ResponderEliminar
  13. Eu também não sou muito de carnavais. Já fui, noutros tempos.
    Prefiro um pesto hehe tal como tu :) e juntar umas colheradas a um prato de massa. Fico feliz.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Hello! ♥
    Fotografias incriveis e esse pesto calhava mesmo bem agora para a hora de almoço! :o
    Parabéns pela receita ♥

    xoxo, Sofia Pinto

    Morning Dreams

    ResponderEliminar
  15. Pois eu sou como tu, também não acho piada nenhuma ao Carnaval. Vamos ver se a Francisca vai gostar...
    Acho um máximo todos os acessórios de cozinha que tens, as fotos ficam tão giras. E quanto à pasta também a adoro com um simples pesto, aqui em casa quem o faz é o André ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar

Comentários? Só se forem inteligentes ou pertinentes, se não for o caso...NEXT!